Objetivos: Este estudo examinou a relação entre literacia em saúde (LS) e padrões combinados de ingestão de frutas e vegetais (FV), bem como uso de suplementos dietéticos (SD). Métodos: Este estudo compreendeu 5.120 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição da Coreia de 2023. Os participantes foram categorizados em quatro grupos com base em se atendiam à recomendação de ingestão de FV (≥ 500g/dia) e usavam SD. Os grupos foram os seguintes: FV&DS (atendendo à recomendação de FV e usando SD); FV-only (apenas atendendo à recomendação de FV); DS-only (apenas usando SD); e None (não atendendo à recomendação de FV nem usando SD). Foram realizadas análises de regressão logística multinomial para examinar a associação entre LS e os quatro grupos FV-DS. Resultados: A proporção de atendimento à recomendação de FV não diferiu significativamente conforme o nível de LS. A proporção de usuários de SD foi maior no grupo com alta LS (72,8%) e menor no grupo com baixa LS (62,5%) (p<0,001). A regressão logística multinomial revelou que indivíduos com LS moderada ou alta apresentaram odds significativamente maiores de pertencer aos grupos FV&DS ou DS-only em comparação ao grupo None. Além disso, a LS não esteve significativamente associada à pertença ao grupo FV-only. Conclusão: Maior LS esteve positivamente associada a uma maior probabilidade de depender do uso de SD em vez da ingestão de FV. Isso sugere a necessidade de esforços deliberados para comunicar efetivamente informações baseadas em evidências sobre ingestão de FV e uso de SD.
Building similarity graph...
Analyzing shared references across papers
Loading...
Seong-Ah Kim
Seul-Ki Choi
University of North Carolina at Chapel Hill
Korean Journal of Health Education and Promotion
Building similarity graph...
Analyzing shared references across papers
Loading...
Kim et al. (Tue,) estudaram esta questão.
synapsesocial.com/papers/69df2a4be4eeef8a2a6af8fa — DOI: https://doi.org/10.14367/kjhep.2026.43.1.1